PLASMA DE ARGÔNIO
O Plasma de Argônio é um procedimento ambulatorial, realizado inteiramente por endoscopia, que consiste na cauterização da anastomose gastro-jejunal de pacientes que voltaram a ganhar peso ou estabilizaram no processo de emagrecimento após a realização da cirurgia bariátrica (fobi-capella ou by-pass).
Para quem é indicado?
O procedimento é indicado para pacientes que já realizaram a cirurgia bariátrica bypass ou Capela e tivera reganho de peso após 1 ano ou mais do seu procedimento.
Como o plasma de argônio é realizado?
O procedimento é realizado por endoscopia na própria clínica, e consiste na cauterização (queimadura) da anastomose gastro-jejunal, que é a ligação realizada na cirurgia bariátrica entre o estômago reduzido e o intestino delgado. O procedimento é rápido, com duração de 15 a 20 minutos, e o paciente recebe alta em torno de 50 minutos a 1 hora após a realização do mesmo.
Orientações pré procedimento:
A orientação aos pacientes antes do procedimento é a realização de 8 horas de jejum absoluto antes da técnica.
Orientações pós procedimento:
Após o procedimento o paciente deve seguir estritamente a dieta orientada que é dividida em três fases, liquida, pastosa e sólida, adentrando em cada fase de maneira progressiva, semelhante ao processo de alimentação seguido após a
cirurgia bariátrica.
Quantas sessões do plasma de argônio são necessárias?
Em média são necessárias de 2 a 3 sessões para o paciente alcançar resultados mais satisfatórios, com intervalo entre as sessões de 40 a 45 dias.
Objetivo do tratamento
O objetivo do procedimento é a diminuição do diâmetro da anastomose que se alarga com o passar do tempo, facilitando a passagem de alimentos e consequentemente favorecendo o aumento de peso. Busca-se com a redução da anastomose o efeito de saciedade anteriormente proporcionado pela cirurgia bariátrica.
Vantagens
1. Procedimento realizado por endoscopia, sem cortes no abdome do
paciente;
2. Procedimento seguro com baixíssimos riscos de complicações;
3. Tratamento pouco sintomático;
4. Realizado na própria clínica com liberação do paciente no mesmo dia;
5. Procedimento de custo reduzido se comprado a cirurgia bariátrica
anteriormente realizada
Desvantagens
1. Procedimento não coberto por planos de saúde.
2. Não há garantia de resultados.